QUANDO O USO DAS CORES É SINÔNIMO DE LEVEZA E ALTO ASTRAL 

LEVEZA E ALTO ASTRAL

Primeiro apartamento da Carol é marcado pela originalidade e boas soluções em marcenaria

À primeira vista já é possível notar o papel das cores como protagonistas neste apartamento de 38m², que é o primeiro lar da Carol, após sair da casa dos pais. A personalidade da jovem está refletida nos ambientes, cheios de vida e cor. 

Ter o seu próprio apartamento era a realização de um grande sonho e Carol sabia bem o que queria, dos detalhes às grandes decisões. Afetuosa e animada, a sintonia entre nós foi imediata, o que fez de todo o processo ainda mais gratificante.  


Confira os detalhes abaixo.  

Logo na entrada do apartamento as portas de acesso chamam a atenção: cada uma delas recebeu uma cor diferente. Mas, a escolha dos tons não foi aleatória: cada cor conversa com o ambiente correspondente.  

A do banheiro, por exemplo, pintada de verde, harmoniza com o espaço , que foi inteiramente modificado, pois era um ambiente que Carol fazia questão de personalizar.  O revestimento de ladrilho hidráulico no piso e o tom rose na parte superior trazem cor, enquanto o branco no centro da parede equilibra. Para complementar, os metais pretos que dão um ar sofisticado. 


No espaço social, sala e cozinha já eram integradas, porém, havia um grande balcão que dividia o ambiente e diminuía a área da sala. Com a retirada, o espaço ganhou centímetros preciosos, além de unidade visual. 

Como o ambiente tem metragens reduzidas, era importante criar uma percepção de continuidade, retirando as barreiras visuais e deixando tudo mais leve e organizado. Para isso, criamos um único móvel multifuncional, que otimiza o espaço e abriga na área da sala de estar o painel de TV, o ar condicionado, além da bancada e nichos do home office. Na varanda, o móvel ainda camufla a lavanderia. 

O tapete da @Koord, feito sob medida, é o ponto focal e traz vida e jovialidade para o ambiente. Desde o início do projeto criativo, a ideia era que a peça fosse listrada e cheia de cor. Cada lista tem uma largura diferente e as cores foram selecionadas nas mesmas tonalidades, com pequenas variações, de alguns móveis do ambiente, como as cadeiras da varanda e do home office, e das cores das portas.           

A escolha de cada cor teve uma razão de ser em todo o apartamento, fazendo com que os espaços fossem mais acolhedores e conversassem entre si.  

As mesas de centro em formato arredondado trazem movimento, além de não interferirem na circulação. Outro detalhe da decoração são os quadros posicionados acima do sofá que, a pedido da moradora, trazem temáticas de viagem. Apoiados na prateleira, eles podem ser trocados facilmente, sem que seja preciso furar a parede. Ao lado do sofá, o móvel da @souldesignmoveis que acomoda a adega é prático, funcional e se encaixa perfeitamente no ambiente.  

Para equilibrar o uso das cores na sala, na área da cozinha o azulejo branco na parede foi mantido e optamos por uma marcenaria com tons mais neutros. 

Na varanda, a marcenaria também foi uma forte aliada na organização. A mesa possui rodinhas e pode ser levada para a cozinha quando necessário, além da base contar com prateleiras e portas, para armazenar os itens do dia a dia.  O banco de futon dá suporte a mesa e também é usado como baú.    


Outro detalhe interessante é a prateleira que substitui o pórtico de madeira, marcando a transição entre os dois ambientes, onde objetos decorativos podem ser dispostos, dando ainda mais personalidade e integração.  


No quarto, a porta de acesso pintada de terracota revela o mood do ambiente. Na parte interna, a cabeceira da cama é destaque, com a madeira apenas emoldurando a cama e a pintura feita pela @imaginath especialmente para o projeto, chamando a atenção e dando originalidade. Como nos outros ambientes, o quarto ganhou vida e cor, indo de encontro com a personalidade da Carol. A roupa de cama, de linho misto, em sintonia com a pintura da parede, traz um charme a mais e ainda é dupla face, podendo ser usada na terracota ou no rose. 

Quando estávamos na etapa final de produção, a Carol recebeu seu novo amigo e morador do apartamento, o Apollo, e nada poderia ser mais simbólico em um lar que transmite tanto aconchego e personalidade, quanto um cãozinho fofo e animado como ele. 

É sempre gratificante concluir um projeto e no caso deste apartamento o entusiasmo da jovem canceriana, decidida a fazer da sua primeira casa um lar que transmitisse alegria e jovialidade fez a diferença; A sintonia foi enorme e o resultado é um lar todo especial, pronto para ser o cenário de bons e inesquecíveis momentos. 

Por: Ana Vitória Póvoa 

Fotos: Júlia Ribeiro 

Previous
Previous

TUDO FICA MELHOR COM UMA BOA LUZ

Next
Next

HOME-OFFICE: OTIMIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PARA FACILITAR A ROTINA