HOME-OFFICE: OTIMIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PARA FACILITAR A ROTINA

Com soluções personalizadas é possível adaptar os ambientes, criando locais de trabalho estilosos e funcionais

Ter um local próprio para trabalhar em casa deixou de ser algo secundário e passou a fazer parte da rotina de muitos de nós. Nestes espaços, a funcionalidade é primordial, mas é importante que ela esteja alinhada a uma estética agradável, que possibilite o conforto e a organização. 

Mesmo no caso de metragens reduzidas, com planejamento e soluções em marcenaria é possível criar ambientes de trabalho práticos e tranquilos, sem perder a personalidade, como veremos nos projetos destacados abaixo.  


2 EM 1 

Fazer com que os ambientes sejam multifuncionais é uma tendência, principalmente nas grandes metrópoles. No caso deste apartamento, a família precisava de um quarto de hóspedes, já que recebe com frequência amigos e familiares vindos de outro estado, mas também era necessário que a casa tivesse um local tranquilo, para abrigar o home office.  

Como tínhamos apenas um ambiente disponível para ambas as funções, soluções em marcenaria foram essenciais! Desenhamos o móvel, que abriga não só a bancada e a estante que comporta muitos livros, como também camufla a cama. Quando não está em uso, ela fica praticamente invisível e o espaço se transforma em um home office prático e funcional para o dia a dia. 


SOFISTICAÇÃO E MÚSICA 

Neste outro apartamento, o home office foi projetado no ambiente atrás da sala, onde antes ficava a cozinha. Além de camuflar a porta de acesso, o painel ripado se estende ao teto, com luzes de led embutidas, que proporcionam uma iluminação sofisticada e homogênea.  Para facilitar a rotina do morador, que muitas vezes participa de reuniões de pé, a bancada pode ter sua altura regulada. 

Como a paixão pela música também precisava estar presente, criamos um móvel em marcenaria, com compartimentos na metragem adequada para armazenar a vitrola e a coleção de CDs e LPS. Além disso, as guitarras foram expostas, conferindo ao espaço ainda mais personalidade e identificação com o estilo de vida do morador. 

Complementando a decoração, o quadro com a fotografia em P&B de Chicago, onde a família residia antes de retornar ao Brasil. Esta vivência, inclusive, deu a eles referências urbanas e modernas, que estão refletidas na estética do ambiente.    


PRATICIDADE É O QUE IMPORTA 

A estética está alinhada à funcionalidade em todos os ambientes deste outro apartamento. O primordial era simplificar a rotina para a vida fluir melhor. E o que poderia ser mais prático do que um home office que otimiza o espaço do corredor? 

No projeto original, a cozinha avançava com mais um armário, mas aproveitamos o local para criar a bancada. O pórtico em freijó natural que reveste o corredor e o painel ripado deixaram o home office super charmoso, sem perder a praticidade. 


Com os novos tempos e as diferentes maneiras de viver o lar, o home office tornou-se um espaço necessário. Além disso, a dinâmica cada vez mais fluída dos dias pede que estes ambientes sejam versáteis e capazes de facilitar a rotina. Neste sentido, é fundamental criar soluções que valorizem os espaços, sem abrir mão da ergonomia, afinal trabalhar em casa deve ser sinônimo de conforto e bem-estar. 

 Bia e Dani 

Fotos: Júlia Ribeiro  

Previous
Previous

QUANDO O USO DAS CORES É SINÔNIMO DE LEVEZA E ALTO ASTRAL 

Next
Next

A IMPORTÂNCIA DA DECORAÇÃO NO PROCESSO DE TRANSFORMAR ESPAÇOS EM LAR