A IMPORTÂNCIA DA DECORAÇÃO NO PROCESSO DE TRANSFORMAR ESPAÇOS EM LAR

Elementos decorativos vestem os ambientes e refletem a personalidade dos moradores

Sempre falamos da importância de cada uma das etapas no desenvolvimento de um projeto.  Para os moradores, geralmente, é a decoração o momento mais esperado no processo, o que é justificado, já que ela representa a materialização da personalidade na casa. Decorar é vestir os ambientes de acordo com os gostos, a rotina, as memórias afetivas e o estilo da família.  

Uma característica dos nossos projetos é a criação de uma base mais clean, com a marcenaria e os revestimentos dando unidade visual e justamente a decoração pontuando cor, trazendo mais personalidade e preenchendo os ambientes. Criar espaços com a base neutra, faz com que eles não fiquem sobrecarregados, além de permitir que os moradores façam alterações no estilo quando assim quiserem, sem que seja preciso mudanças na estrutura. 

Abaixo, destacamos alguns elementos chave que fizeram toda a diferença nos espaços, afinal, decorar é também deixar a vida mais bonita, não é? 


TAPETES  

Poucos elementos são tão versáteis e mudam tanto a estética de um ambiente quanto os tapetes. Além de delimitar os espaços e torná-los mais acolhedores, eles também podem ser um coringa na hora de levar cor à decoração. 

A sobreposição com este modelo da By kamy, por exemplo, fez toda a diferença na sala de estar, demarcando a área da TV e dando vida ao espaço, que é leve e equilibrado. A peça desperta a atenção e deixa o ambiente mais vibrante. 

Uma curiosidade sobre este tapete é que foi desenhada pela designer chinesa Yu Li Min que se encantou com o Brasil, em especial com a obra de Tarsila do Amaral, e em parceria com a By Kamy criou uma séria completa, pintada a mão, e repleta de cores e formas, que remetem ao clima tropical da época modernista brasileira.  

Fotos: Júlia Ribeiro 

Neste outro ambiente, o tapete kilim indiano, também da b=By Kamy, com seus tons degradês de azul se destaca no living, deixando o ambiente alegre e repleto de cor, mas mantendo o equilíbrio com a madeira freijó e os tons de fendi que compõe a base neutra. 

 

Fotos: Rafael Renzo

E não é apenas na sala de estar que os tapetes podem ser usados na decoração. Nesta varanda, a peça em PVC foi desenhada exclusivamente para o espaço. Além de acrescentar movimento, deixa o ambiente mais aconchegante e é impermeável e de fácil manutenção.  

                                 Fotos: Rafael Renzo


QUADROS E OBRAS DE ARTE  

Outra solução que pode ser peça chave na decoração é a exposição de quadros e obras de arte. Algumas vezes, as peças já fazem parte do acervo pessoal da família, mas é possível também serem selecionadas na curadoria do projeto, de acordo com o estilo dos ambientes. De obras solitárias às composições, elas podem contar histórias, referências e dar o tom da decoração. 

O casal de moradores deste apartamento, por exemplo, é bastante ligado à arte e as obras do acervo pessoal foram expostas em vários ambientes.  Mais do que a estética, fazia sentido para a vivência deles que elas estivessem presentes na decoração. 

Na sala de estar está a tela de Luiz Sacilotto, trazendo lado a lado o vermelho, com sua complementar em cor-pigmento, o verde. As formas rigorosas e as cores chapadas estabelecem entre si um diálogo instigante, que suga o nosso olhar e o convida a mudar permanentemente de uma para a outra.

Já na sala de jantar, vemos a delicadeza da obra de Marcos Coelho Benjamim, com as estrias de metal fixadas sobre a placa de madeira, criando uma volumetria diferenciada dependendo do ângulo de visualização.

No quarto de casal, que tem tons neutros e marcenaria com design clean, as gravuras de Amilcar de Castro, um dos ícones do construtivismo brasileiro, posicionadas acima da cabeceira, deram um toque especial. 

Fotos: Júlia Ribeiro 

Neste outro projeto, o toque final da decoração ficou por conta da composição de quadros da Urban Arts, com temáticas ligadas à natureza, refletindo o estilo de vida do morador, que buscava uma referência do verde em meio ao concreto. O recurso da prateleira, permite que as peças sejam apoiadas, o que evita furos no painel de marcenaria que faz a divisão entre sala e quarto, além de facilitar a troca eventual dos quadros. 

Um único quadro, esse do fotógrafo Eder Bruscagin, também pode fazer a diferença! Nesta sala de estar, marcada pela suavidade e pelo uso de poucos elementos, a fotografia em grande formato apoiada, dá vida ao espaço e se assemelha à uma janela, e garante o aspecto clean e o mood mais contemporâneo.  


Decorar não é apenas dispor elementos. É compor os espaços de forma harmoniosa, levando em consideração o estilo e as preferências que foram adquiridas ao longo da vida dos moradores. Nesta etapa do projeto, a equipe Doob coloca toda a sua expertise na curadoria dos itens, para guiar nossos clientes diante de tantas escolhas possíveis, para que no final se reconheçam em cada cantinho da casa.     

Dani Okuhara





Previous
Previous

HOME-OFFICE: OTIMIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PARA FACILITAR A ROTINA

Next
Next

ESTÉTICA, BEM-ESTAR E AS NOVAS FORMAS DE VIVER O LAR