TUDO FICA MELHOR COM UMA BOA LUZ

Iluminação personalizada traz funcionalidade, além de realçar a estética dos ambientes

Componente fundamental no desenvolvimento de um projeto, uma boa iluminação traz conforto visual, valorização dos espaços e estética agradável. Por isso, definir qual tipo de luz será usada em cada espaço é tão importante e está diretamente relacionado ao bem estar.

A iluminação também traz mais personalidade, aumenta a sensação de aconchego e, claro, interfere na funcionalidade dos ambientes.  

Para inspirar, destacamos alguns projetos com diferentes tipos de iluminação. Afinal, tudo fica melhor com uma boa luz!


Na última semana, apresentamos aqui no blog o apartamento da Carol, uma jovem cujo o desejo era que seu primeiro apartamento fosse um lar repleto de vida e cor.  E, assim como os diversos tons usados no apartamento tiveram uma razão de ser, a iluminação também foi criada sob medida, de forma harmoniosa, dando a percepção de continuidade nas áreas sociais da casa.

O perfil de led, que proporciona uma luz difusa e homogênea, começa no corredor e se estendem até o final da sala, ele tem a função de direcionar o nosso olhar além de ser um elemento decorativo. 

Na área da sala de estar, os pendentes também se destacam e aumentam a sensação de aconchego. No home office, as luzes embutidas no móvel facilitam os momentos de trabalho. 

Fotos: Júlia Ribeiro


Já os quartos abaixo são de duas jovens amigas, que moram no mesmo prédio.

No primeiro projeto, a adolescente gostaria que o espaço tivesse referências do Rock and Roll e um aspecto mais descolado.

Enquanto no outro, a paleta com o rosa predominante cria o pano de fundo alegre e acolhedor.

Mesmo com estilos tão distintos, eles ganharam um elemento em comum: as fitas de led RGB, especialmente solicitada por elas e que permitem que a mudança de cor seja feita manualmente. O recurso deixou os quartos descontraídos e ainda mais personalizados, além de ser um componente divertido.

Assim, a escolha da iluminação está em sintonia com a jovialidade das moradoras.  

 Fotos: Júlia Ribeiro


Neste outro quarto, desta vez de casal, os pendentes com cordas na lateral da cama proporcionam o aconchego, mas são também elementos decorativos, já que trazem a referência do estilo rústico, o que era importante para o casal que tem suas raízes no interior.

 Este tipo de recurso na cabeceira da cama, aliás, é uma ótima opção que proporciona a iluminação mais dirigida, o que facilita momentos de leitura, por exemplo, e deixa o espaço com aspecto tranquilo, aumentando a sensação de conforto, o que é tão necessário em ambientes de descanso, como o quarto.  No projeto abaixo, são as arandelas em ambas as laterais da cama que desempenham esta função.


Fotos: Júlia Ribeiro


A iluminação também é protagonista neste projeto, que tem sala de estar e cozinha integradas.

A parede que dividia os ambientes foi demolida e, com isso, aproveitamos o volume da viga estrutural para criar um elemento decorativo e ao mesmo tempo funcional para iluminar a bancada. Adicionamos um drywall para conseguir embutir o perfil de led que faz um desenho em L.

O ambiente ganhou um ar super moderno, além de conforto visual.

  Fotos: Rafael Renzo


Nesta outra cozinha, toda clean e bem contemporâneo, a iluminação foi criada sob medida, em telas tensionadas, da Tensoflex, o que faz com que a luz penetre de forma homogênea em todo o ambiente. Além disso, o design está em harmonia com o estilo do espaço, que é bem limpo, com poucas interferências. 

  fotos: Julia Ribeiro


Em um projeto, para que o todo seja harmônico e agradável como deve ser, cada elemento tem a sua importância e deve ser planejado.

Com a iluminação não é diferente.  A funcionalidade precisa estar alinhada ao estilo e gosto pessoal dos moradores, para que assim possa realçar ainda mais tudo aquilo que faz de um lar único. 

Bia e Dani

Previous
Previous

CABECEIRAS PERSONALIZADAS DITAM O MOOD DOS QUARTOS

Next
Next

QUANDO O USO DAS CORES É SINÔNIMO DE LEVEZA E ALTO ASTRAL