Funcionalidade e estética em espaços reduzidos

Através de soluções criativas é possível personalizar ambientes com menor metragem 

A diminuição da metragem de apartamentos é uma tendência cada vez mais frequente, principalmente nos grandes centros urbanos. Mas, isso não significa que ambientes compactos não possam ser funcionais, personalizados e aconchegantes. 

Destacamos três projetos que, mesmo com tamanho reduzido, foram repaginados através de soluções criativas, aplicadas em cada detalhe. Afinal, todo espaço importa!  


DINÂMICO E JOVIAL 

O estúdio de 35m² era um imóvel para investimento que pedia, portanto, soluções mais econômicas, que não abrissem mão da funcionalidade e da estética agradável, para deixar o apartamento mais atrativo. 

O primeiro passo para otimizar os espaços foi integrar a varanda com a parte interna, mantendo o mesmo piso, garantindo assim a unidade visual. Para manter a privacidade do quarto mesmo com os ambientes integrados, criamos o elemento vazado, com desenho no estilo muxarabi, que fez a divisão e reorganizou o layout sem perder em amplitude, além de trazer um toque decorativo e descontraído.  

Para complementar o décor, acrescentamos um pouco de verde através das plantas, que trouxeram vida e respiro, em meio ao concreto da cidade. Itens de decoração, aliás, são fundamentais para que espaços menores ganhem aconchego e fiquem mais convidativos.

As texturas nas estampas geométricas da almofada e na manta da cama de casal, por exemplo, tiveram esta função, dando mais cor e alegria ao espaço. A parede atrás da cabeceira também recebeu um tom vibrante. 

O imóvel ficou pronto para receber os novos moradores com charme e dinamismo! 
Fotos: Júlia Ribeiro 


INTEGRAÇÃO E PRATICIDADE 

Neste outro estúdio, de 38m², também investimento para locação, a marcenaria fez toda a diferença!  

Um dos destaques é o móvel multiuso instalado na parede oposta à cabeceira da cama e do sofá, que comporta os itens da cozinha e ainda abriga o painel de TV. 

Outro móvel multiuso em marcenaria é o armário espelhado, que além de atender a área do quarto, faz o anteparo para o banheiro, otimizando ainda mais o espaço.      

Soluções com móveis desenhados sob medida e de múltiplos usos são ideias para apartamentos menores! Repare que com isto o imóvel ficou mais dinâmico e agradável. 

No quarto, para garantir a harmonia e tranquilidade, utilizamos o azul na cabeceira e em elementos complementares, enquanto os detalhes em madeira dão vida e aquecem o ambiente. Outro destaque interessante é o móvel baú, entre a cama e o sofá, utilizado como roupeiro e contribuindo para que cada cantinho seja aproveitado! 

O apartamento ainda conta com uma varanda para momentos de descanso e contemplação da vista. O espaço ganhou décor leve, com plantas e objetos que dão um ar despojado.  

Dá sim para viver bem em menos de 40m²! 

Fotos: Rafael Renzo 


PARA TODA A FAMÍLIA 

Já neste apartamento, mesmo sendo maior que os estúdios, a otimização dos espaços era primordial, pois comporta toda a família e a metragem também é reduzida.   

Na sala, um recurso interessante e prático que utilizamos foi a cortina vestindo toda a parede, não só a janela, o que dá a sensação de continuidade e amplitude. O sofá menor permitiu que o ambiente ganhasse em circulação, enquanto o pufe central pode ser utilizado tanto para apoio dos pés, quanto para assento adicional quando necessário. 

Uma das prioridades era que a família tivesse um local confortável para se reunir durante as refeições. Por isso, para possibilitar mais um lugar na cabeceira, a mesa foi desenhada com o pé mais afastado e o banquinho, perto do aparador, é utilizado sempre que necessário para que todos se acomodem à mesa. 

No quarto dividido entre os dois irmãos universitários também era importante que cada cantinho fosse aproveitado. A solução foram os móveis sob medida, como a cama posicionada no alto, que garantiu mais espaço abaixo. 

A iluminação fez toda a diferença, já que era preciso que atividades da rotina, como ler e estudar, não interferissem no espaço de um ou do outro. Assim, posicionamos as arandelas em cada uma das camas, para que a luz fosse direcionada. 

Soluções próprias para atender toda a dinâmica familiar!  

Fotos: Eder Bruscagin 


Cada casa merece ser única e as metragens não devem interferir na qualidade de vida! Por isso, é totalmente possível que ambientes pequenos sejam personalizados e projetados de acordo com o estilo de vida e a necessidade de cada um! Quer saber mais? Nos pergunte como! 

Dani Okuhara













Previous
Previous

FINALMENTE, A DECORAÇÃO!

Next
Next

Astrologia e arquitetura: um novo olhar sobre a nossa relação com a casa (PARTE II)