Astrologia e arquitetura: um novo olhar sobre a nossa relação com a casa (PARTE II)

O lar como reflexo do nosso estar no mundo

FOTO 001.jpeg

No texto anterior, falamos sobre a relação da astrologia com a arquitetura e a influência dos signos na forma como nos relacionamos com a casa. 

Para compreendermos melhor esta ligação, basta analisarmos o briefing inicial de um projeto de arquitetura, cujo principal objetivo é entender o perfil dos moradores.

Com este intuito, nas primeiras reuniões, buscamos conhecer os gostos do cliente, seus hobbies, estilo de vida e dinâmica familiar. Apenas após entender as características particulares, os anseios e as necessidades de cada lar é que iniciamos a elaboração do projeto. 

Portanto, projetar uma casa é, sobretudo, fazer dos espaços reflexos da personalidade de cada um, pois a composição de um ambiente é também uma forma de expressão que revela preferências e formas de estar no mundo.  

Ora, se a astrologia é justamente uma área do conhecimento que busca compreender a personalidade, as preferências e as relações humanas, logo ela nos orienta a entender verdadeiramente nosso eu mais íntimo e particular. 

Assim, quando passamos a nos compreender de forma mais profunda, conseguimos exteriorizar nossa personalidade e refleti-la em todos os aspectos da vida. E onde melhor nos expressamos senão neste espaço tão único chamado casa? 


OS QUATRO ELEMENTOS REGENTES 

Lembramos que os signos podem ser classificados por seus elementos correspondentes que são: Fogo, Terra, Ar e Água. Cada grupo de signos tem uma nuance em comum com o temperamento do elemento. Hoje, falaremos sobre nossas percepções com relação aos lares dos signos de Ar e Água. 

AR (GÊMEOS, LIBRA E AQUÁRIO) 

Os signos de Ar (gêmeos, libra e aquário), tem uma relação muito evidente com o intelectual! Tudo acontece na mente deles e de forma bem rápida. Para os regidos por este elemento, se relacionar com outras pessoas, ter uma troca e boas conversas é muito importante. 

Com relação à casa, podem gostar de ambientes que sejam fluídos, amplos e onde possam reunir amigos e familiares. Além disso, a harmonia visual e a tecnologia normalmente estão presentes. Entretanto, podem não ter um estilo definido, porque gostam de muitas coisas e mudam de gostos e opiniões também frequentemente.

Doob_CampoBelo(RafaelRenzo)-5.jpg

Projeto “Deixa a luz entrar"

Ambientes fluídos, amplos e onde é possível reunir amigos e familiares.

No projeto "Deixa a Luz Entrar”, por exemplo, há características librianas na harmonia dos materiais e formas, na elegância do piso de porcelanato marmorizado e na delicadeza dos tons e tecidos escolhidos para o mobiliário. Além disso, a área social é um ambiente completamente integrado e leve, pronto para receber e acomodar confortavelmente pessoas queridas para diversas rodas de conversas e momentos de lazer. 


      ÁGUA (CÂNCER, ESCORPIÃO E PEIXES) 

Os signos de Água percebem o mundo através das emoções. Sentem o ambiente, as pessoas e as situações. Os regidos por este elemento são intuitivos, sensíveis e profundos.  A casa deles normalmente é bastante acolhedora, aconchegante e segura. Tem um clima emocional, com diversos elementos que remetem a memórias afetivas. 

Além disso, por serem muito sensíveis ao entorno, precisam de um lugar na casa para realizar seus rituais, se conectarem e se energizarem. 

Doob_OscarFreire_(RafaelRenzo)-82.jpg

Projeto “Melhor lugar do mundo”

Atmosfera acolhedora com um clima emocional, com diversos elementos que remetem a memórias afetivas. 

No projeto O Melhor Lugar do Mundo, por exemplo, a organização da área social e do espaço íntimo é muito marcante! O painel de madeira deixa a porta de acesso a área dos quartos totalmente camuflada, reservando esta parte da casa apenas para quem ali vive. 

Podemos dizer que é uma característica bastante parecida com a dinâmica escorpiniana, que mergulha em emoções profundas e são bastante reservados. 

E a área social do projeto é extremamente convidativa e familiar, com diversos objetos trazidos de outros apartamentos e viagens do casal. Estes objetos remetem a memórias carinhosas das origens e dos caminhos percorridos até ali.   


O que faz de cada casa um lugar único e especial é o fato dela refletir exatamente o que somos. Cada pessoa com toda sua história e complexidade traz elementos que estarão, direta ou indiretamente, ligados à sua morada.  

É importante ressaltar também que a astrologia abrange nossa percepção para que possamos nos conhecer melhor. O que não significa de forma alguma que precisamos nos encaixar ou nos limitar em uma definição.  Ao contrário, somos seres complexos em constante mutação, por isso é perfeitamente normal termos em nós vários elementos que se misturam e se completam. 

Muito mais que seu significado material, casa é onde nos descobrimos, guardamos nossas vivências e criamos novas histórias. E, na missão de transformar espaços em lar, os astros também estão a nosso favor.   

Por: Ana Vitória Póvoa 

Fotos: Rafael Renzo 






Previous
Previous

Funcionalidade e estética em espaços reduzidos

Next
Next

Astrologia e arquitetura: um novo olhar sobre a nossa relação com a casa (PARTE I)