FINALMENTE, A DECORAÇÃO!

O processo que dá vida e personalidade aos ambientes vai muito além de dispor móveis e objetos

Durante a execução de um projeto tudo é processo e, desde o briefing inicial, cada detalhe importa. Em todas as etapas, o objetivo primordial é transformar espaços em lugares inspiradores. 

Não é diferente na fase final, quando chega o momento de decorar a casa e direcionar toda nossa experiência à curadoria, para que móveis e acessórios deem vida aos ambientes e tragam ao lar aspectos da identidade dos moradores.  

Após a seleção dos itens, apresentamos um roteiro das lojas com todas as opções para que a escolha possa ser feita in loco. Objetos com valor afetivo, que já fazem parte da vida dos moradores, também são essenciais! Além disso, diversas alternativas de acabamentos são apresentadas, de acordo com o moodboard do projeto - que é justamente o painel de referências que traduz a personalidade dos clientes através de objetos, materiais, texturas e imagens-, para que seja feita, enfim, a aprovação final e a disposição dos novos móveis e acessórios nos espaços.  

Tudo para que cada lar seja único e personalizado! 

Para te inspirar, separamos alguns ambientes, cujos detalhes do décor fizeram toda a diferença!   


1. DE REPENTE, AZUL 

Neste projeto que contou com muitas soluções em marcenaria, os pontos de cor ganharam destaque através da decoração. Como os moradores queriam que o azul estivesse presente, mas a base do ambiente fosse em tons neutros, a solução foi apostar em itens personalizados.  

As telas do Gustavo Rosa, que já eram parte do acervo dos moradores, foram o ponto de partida para o décor do living. As obras acrescentam cor e vida, com o humor característico, ao mesmo tempo irreverente e poético, com que o artista retrata o cotidiano e a realidade brasileira. 

FOTO 002.jpeg

Pontos de cor

As telas do Gustavo Rosa foram o ponto de partida para compor a decoração do living

Outro destaque é o tapete Kilim indiano, da By Kamy, que além de delimitar o ambiente, traz uma personalidade marcante com seus tons azuis em degradês.

Assim, a base neutra foi mantida, com a madeira freijó e os tons de fendi, mas isso não impediu que o azul fosse protagonista. 

Fotos: Rafael Renzo 


2. MAIS QUE ILUMINAR 

Nestes dois ambientes, que integram sala de estar e cozinha, um item se destaca: o pendente de Cristiana Bertolucci.  A designer paulistana tem a natureza como fonte inicial de inspiração.  Suas luminárias decorativas com design contemporâneo são confeccionadas através de matérias-primas variadas, como o bronze fundido, o aço pintado e o alumínio escovado. 

No projeto O melhor lugar do mundo, o Pendente Nó em latão polido, sobre a mesa de jantar, enquanto o projeto Novo Horizonte conta com Pendente Xadrez 3D, com acabamento em aço com pintura preta.

FOTO 006.jpeg

Projeto O melhor lugar do mundo

Pendente Nó em latão polido sobre a mesa de jantar

FOTO 008.jpeg

Projeto Novo Horizonte

Pendente Xadrez 3D com acabamento em aço com pintura preta.

Muito mais do que apenas iluminar, as peças trazem requinte e valor estético aos ambientes.

Fotos: Rafael Renzo


3. DA COLEÇÃO PARA A DECORAÇÃO 

Toda decoração tem como princípio refletir a personalidade dos moradores. Neste sentido, os itens colecionáveis são fortes aliados na hora de compor o décor, pois remetem a memórias afetivas e interesses pessoais, conferindo aconchego e sensação de bem estar. 

FOTO 010.jpeg

ITENS DE COLECIONADOR

Os itens colecionáveis são fortes aliados na hora de compor a decoração

Neste apartamento, por exemplo, o morador é apaixonado por música e cinema e a estante em marcenaria foi pensada justamente para acomodar suas coleções de CDs e DVDs, que deram ao ambiente um ar descontraído. Os tijolinhos aparentes complementam o décor. 

 Já no projeto Unidos pelo Teatro, cujo o nome dá pistas dos gostos pessoais, os moradores tem forte ligação com o teatro e o cinema e vários objetos relacionados a este universo foram dispostos na decoração, em prateleiras e nichos, trazendo personalidade e cor aos ambientes. 

Incorporar as coleções na decoração deixa os ambientes ainda mais especiais, pois une estética e significado. 

Fotos: Evelyn Muller 


Em um projeto, o processo artístico é tão importante quanto o técnico. É preciso que estilo, beleza estética, arte e decoração estejam alinhados à personalidade e tudo aquilo que faz sentido nas vivências de cada um. 

Decorar não é só dispor objetos, é a etapa final que dá identidade, cor e forma aos sonhos, transformando-os, finalmente, em lar.  

Dani Okuhara

Previous
Previous

A natureza está aqui!

Next
Next

Funcionalidade e estética em espaços reduzidos