ESTÉTICA E BEM-ESTAR: A CASA E TUDO O QUE É ESSENCIAL PARA A VIDA FLUIR MELHOR

FOTO 026.jpeg

Era 2019 e vivíamos os últimos meses da normalidade de um mundo pré - pandemia.

No fim do ano de 2019, conhecemos a Silvia e iniciamos este projeto, de um apartamento de 165m², localizado em Sorocaba, interior de São Paulo.

Engenheira de produção, casada e mãe de dois filhos, o desejo de Silvia era que o novo lar fosse prático, confortável e tivesse o essencial para que a vida pudesse fluir.

Até então, a família vivia em uma casa grande, o que demandava cuidados e muito tempo gasto com a manutenção. Agora, a vida pedia por praticidade e leveza, e era esse o nosso desafio. 

Com a nova realidade das restrições impostas pelo isolamento social, toda a criação dos projetos técnico e executivo, incluindo a escolha dos acabamentos, como tonalidades de marcenaria, tecidos e revestimentos, foi feita de forma remota, o que significou uma necessidade de adaptação e confiança mútua, entre a equipe Doob e a Silvia, que participou ativamente de toda execução do projeto, cujo os detalhes você confere a seguir.  

Logo no hall de entrada do apartamento, o painel de mdf, com lâmina de madeira freijó natural, chama a atenção, formando um pórtico que reveste as paredes e o teto do hall de entrada. Além da beleza estética da madeira natural, o painel esconde as portas de acesso da entrada, mantendo a unidade visual e diminuindo as interferências no espaço. 

Esse pórtico em freijó natural ainda se estende pelo living, que conta com um visual bem clean e mescla diversas texturas. Atrás do sofá, o painel ripado ocupa toda a extensão da parede e aparece também do lado oposto, camuflando a chapelaria, recurso importante para manter a organização do espaço e seguir a ideia primordial do projeto: fazer com que os ambientes fossem organizados, com cada coisa em seu lugar e poucas interferências.  

Complementando a decoração, a cortina de tecido fino, que permite a luz natural entrar, criando um clima ainda mais agradável, e o tapete dhurie indiano da @bykamy, que delimita o espaço, com uma textura diferente. O sofá em L feito sob medida traz conforto e preenche o espaço, que se tornou um ambiente livre e arejado, ideal para os momentos de convívio. As poltronas Woody, de Jader Almeida, com seu design elegante e leve, também acolhem os convidados enquanto mantém a perfeita harmonia com o todo. 

Os vasos de plantas, além de deixarem a composição agradável, são de grande valor sentimental para Silvia, que as têm há muito tempo como parte do lar. Acompanhando o mood contemporâneo e sem excessos, a escultura de Juliano Volpato, da AutentikArt, traz um charme a mais. 

Para otimizar os espaços e fazer com que eles fossem mais harmônicos, integramos varanda, cozinha e sala de estar. Assim como o living, cozinha e varanda ganharam um aspecto clean, com o uso de poucos materiais e tendo a praticidade como protagonista.     

FOTO 015.jpeg

Evitando a sujeira, mas sem abrir mão do tradicional churrasco, a família optou pelo modelo de churrasqueira a gás, não a carvão, com abafador. Detalhe para a espessura da bancada, que é a mesma utilizada na área da cozinha, com lâmina técnica de 2 cm, dando um aspecto ainda mais leve. Na parede oposta, o painel ripado guarda a adega, garrafas e taças, usadas pelo casal para fazer coquetéis. O espelho, ao lado da mesa, dá a sensação de amplitude e disfarça a lateral do armário.

Já no espaço da cozinha, a torre com micro-ondas e lava louças embutidos facilita a organização. Repare que todos os itens tem uma razão de estarem ali e a estética é totalmente alinhada à funcionalidade.  A mesa de almoço com rodízios deixa mais prática a mudança de lugar, se necessário.   

Outro detalhe da cozinha é a iluminação em telas tensionadas, da Tensoflex, uma opção criada sob medida para o espaço, o que faz com que a luz penetre de forma homogênea em todo o ambiente. 

No projeto original do imóvel, a cozinha avançava, tendo mais um armário, porém, aproveitamos este local complementar e criamos a bancada do home office, para que a moradora tenha um local prático e funcional nos momentos em que precise trabalhar em casa. 

Também na área da varanda, além do futon, o grande destaque é a poltrona de balanço. Uma curiosidade é que, inicialmente, a peça não estava no projeto. No entanto, no decorrer do processo, a Silvia fazia questão de incluí-la, pois, para ela, ali seria um dos espaços mais importantes da casa, onde poderia tomar seu chá e aproveitar os momentos de reflexão e descanso. 


A conclusão deste projeto aconteceu junto a outros, criados no mesmo período e que simbolizaram um ciclo de muito trabalho e novas vivências para toda a equipe Doob. Durante a sua trajetória vivemos novos desafios devido às circunstâncias peculiares vividas em 2020. Mas no caminho, tivemos a grata surpresa de compartilhar conhecimento e novas ideias com a Silvia, além de conhecermos mais sobre a sua história e de sua família. Foi muito gratificante criar espaços que "facilitassem a rotina familiar, deixando o tempo e a energia mais livres para a vida acontecer”, citando as palavras da própria moradora.

SUGESTÃO FOTO DE CAPA.jpeg

Quando um projeto chega ao fim, é o momento de olhar para trás e perceber que todas as etapas se complementam e foram necessárias para que o sonho se transformasse em lar.

O sonho, que é também nosso e que nos guia nesta trajetória, tem como o objetivo principal fazer de cada casa, um lugar único e especial. 

Previous
Previous

ESTÉTICA, BEM-ESTAR E AS NOVAS FORMAS DE VIVER O LAR

Next
Next

A MARCENARIA FEZ A DIFERENÇA EM DOIS APARTAMENTOS COM A MESMA PLANTA