ABRIR ESPAÇO PARA O NOVO (PARTE I) 

Com reforma, apartamento tradicional em São Paulo ganhou novos ares, abraçando a vida contemporânea 

No projeto do apartamento de 120m², que é o novo lar da Thati, do Henrique e do cãozinho Bob, a prioridade era readequar o imóvel para um estilo de vida mais contemporâneo, já que o prédio – localizado nos Jardins, em São Paulo – tem mais de 30 anos.  Para isso, a transformação foi completa! 

A reforma começou em 2019 e uma das primeiras decisões foi integrar sala a cozinha.  A sala era pequena e com a integração o ambiente ganhou amplitude, garantindo leveza e a fluidez necessária ao apartamento.   

Na área da sala, um dos destaques é a marcenaria, que otimizou o espaço, dando unidade visual e possibilitando maior organização, além de trazer a beleza do carvalho americano natural; o grande móvel projetado sob medida acomoda ar condicionado, TV e ainda conta com os nichos decorativos, para a disposição de objetos, livros e outros itens, principalmente relacionados a viagens, o que fazia todo sentido para a Thati, que é proprietária de uma agência de turismo.  Para criar um visual ainda mais limpo e organizado, as passagens de cabo e ligações dos aparelhos eletrônicos ficam todos camuflados. 

Protagonista do espaço, o sofá dupla face garante o conforto e atende tanto a área da TV, quanto o espaço de estar.  Outro detalhe que traz personalidade é a mesa de centro. Repare que a mesa se encaixa perfeitamente ao pufe quando não está em uso.

O espaço pedia um tapete que delimitasse a área e desse mais aconchego. Optamos por dois modelos menores, com cores similares, mas texturas diferentes. A cortina de gaze de linho na ampla janela, que vai do piso ao teto, permite que a luz natural invada o espaço e deixe o clima super agradável. 

Além da área de estar, com a integração, o ambiente social ganhou um espaço próprio para a sala de jantar, onde a marcenaria também se destaca, em continuidade ao móvel da sala. Com a mesma madeira natural, o móvel abriga adega e cervejeira, além das portas laterais e superiores guardarem o louceiro. O nicho acopla o mini bar e uma champanheira, e seu revestimento em lâmina técnica com padrão marmorizado traz um aspecto sofisticado. 

O revestimento do piso também foi todo alterado, principalmente porque o sentido dos tacos estava diferente em cada ambiente e eles não apresentavam perfeito estado. Além disso, como sala e cozinha foram integradas, era importante um revestimento único para manter a unidade visual. Utilizamos o porcelanato que traz um aspecto leve além de ter praticidade na manutenção. 

A cozinha também passou por uma grande transformação, que trouxe praticidade e um aspecto moderno. Cozinhar é um dos grandes hobbies da moradora e a família recebe com frequência amigos em casa. Então era importante que o espaço fizesse parte da área social, o que foi mais um fator favorável à integração.  

A ampla bancada em L tem o mesmo revestimento em lâmina técnica com padrão marmorizado, que além de fácil manutenção, traz requinte aos ambientes. As banquetas da ilha permitem que quem cozinha tenha companhia. 

Com a demolição da parede que dividia sala e cozinha, aproveitamos a viga estrutural para fazer o alinhamento do armário alto. Além disso,todo o layout do espaço foi alterado, inclusive com mudança de bancada e cuba, além da instalação do fogão na ilha!  A marcenaria deu praticidade e os acabamentos em tons sóbrios, deixaram o espaço com o aspecto moderno e clean.  A lâmina técnica com padrão marmorizado reveste também a parede, deixando o visual bem harmônico. 

Thati aproveitando o novo lar, ao lado da irmã Letícia, que passou a fazer parte da equipe Doob 

Mais fotos do imóvel no dia da visita de levantamento de medidas para início do projeto.


O mais importante deste projeto é o quanto os espaços foram transformados, fazendo com que a família realizasse o desejo de morar em um apartamento com janelões e amplitude de um imóvel antigo, sem abrir mão de um estilo de vida contemporâneo. É a estética alinhada ao bem estar. 

Além disso, tivemos a grata surpresa de durante o processo conhecer a Letícia, irmã da Thati, que agora faz parte da equipe Doob! É mais um projeto concluído que nos aproximou de histórias e pessoas e nos possibilitou realizar aquilo que mais nos motiva: transformar espaços em ambientes inspiradores! 

Bia e Dani 

Fotos: Júlia Ribeiro 

Previous
Previous

ABRIR ESPAÇO PARA O NOVO (PARTE II)

Next
Next

DETALHES QUE DÃO IDENTIDADE E ACONCHEGO AOS ESPAÇOS