ESTILOS DIFERENTES EM APARTAMENTOS COM A MESMA PLANTA 

Sala e cozinha dos dois apartamentos refletem os estilos diferentes usados no projeto de cada família

Além de ser gratificante ver o resultado final de cada projeto, nós também amamos conhecer as histórias de vida dos nossos clientes e saber que o novo lar será um espaço para cultivar bons momentos e acumular memórias. Entre os trabalhos do último ano, tivemos a grata surpresa de projetar dois imóveis, com a mesma planta, cujas famílias não só são amigas, como possuem as mesmas raízes no estado de Minas Gerais.  

Foi um grande e inspirador desafio fazer com que os apartamentos, de 95m², localizados em Moema, atendessem a rotina peculiar de cada lar, mantendo a estética agradável e refletindo os gostos pessoais dos moradores, cada qual a seu modo.  


O primeiro apartamento é o lar de uma família formada pelo casal, a filha adolescente e o cãozinho Scott.  Embora sejam naturais de Minas, eles moraram na capital do estado antes de se mudarem para Chicago, onde permaneceram por alguns anos. Desta vivência, trouxeram referências urbanas e minimalistas, que foram refletidas no projeto. 

O pedido era por um estilo mais clean, com design sofisticado, uso de poucas cores e uma decoração contemporânea, sem excessos. 

Na sala de estar, o painel ripado atrás do sofá e o outro na parede oposta, deram a unidade visual e garantiram a base neutra que deixou o ambiente leve. A decoração foi composta por elementos chaves, como a obra de arte apoiada e os vasos nos nichos da prateleira, que dão vida ao espaço, mas não sobrecarregam. O tapete clarinho, segue o mesmo mood, delimitando a área de TV e dando conforto.

Toda a composição foi pensada para que a estética tivesse um aspecto agradável, com a decoração mais neutra e sútil.   


Já no outro apartamento, as raízes da família, formada pelo casal e as duas filhas adolescentes, são do interior de Minas Gerais, onde, inclusive, eles mantêm um sítio. Essa ligação com a vida no campo deveria estar presente no novo lar, de uma forma equilibrada, para não perder a sintonia também com a capital paulista. 

Na sala de estar, a base neutra permanece, com o uso dos painéis que dão harmonia, mas, diferente do primeiro apartamento, eles queriam o uso de cores na decoração. Neste sentido, o grande destaque são os tapetes da By Kamy, com uma paleta alegre e repleta de cor. Eles vestem a sala e deixam o ambiente bem alegre. Para complementar, as almofadas que além do conforto, também dão vida ao espaço.   

Os itens decorativos fizeram toda a diferença!  

Repare que, mesmo tendo a mesma planta, os ambientes ganharam um aspecto distinto. Um, mantem a neutralidade, enquanto o outro investe no uso de cores.   


O estilo diferente de cada uma das famílias também reflete nas varandas, que foram transformadas em áreas gourmet.  Enquanto no primeiro apartamento, o design sofisticado e o aspecto clean e funcional prevalece, no outro a família queria um espaço onde se sentisse, de certa forma, numa cozinha típica do interior, portanto, com características mais rústicas e referências ao estilo industrial. 

Na primeira delas, a sofisticação está presente nos acabamentos. A ilha, por exemplo, é mais larga e espaçosa e tem o revestimento em lâmina técnica, que traz requinte, ao mesmo tempo que mantém o visual clean. 

Já o outro apartamento conta com uma paleta mais escura e tons amadeirados que trazem o aspecto rústico. Destaque para o porcelanato que imita tijolinhos aparentes e o armário superior em aço carbono, pintado de preto fosco. 

A escolha das mesas de jantar também diz muito sobre a diferença entre os projetos. Para manter o visual contemporâneo, a mesa de um deles é circular, com tampo claro e cadeiras de design sofisticado. Além disso, por ser um móvel menor, favorece a área de circulação, deixando bastante espaço livre e em sintonia com o aspecto clean.  

No outro apartamento, o que poderia ser melhor para complementar o estilo rústico do que uma mesa de tora de madeira, que os moradores trouxeram da própria cidade natal e que destaca as irregularidades e veios característicos da tora da árvore? 

Assim, cada escolha foi pensada para que os ambientes ganhassem características próprias, refletindo o estilo de vida das famílias, uma mais urbana e a outra com forte ligação com o interior.  


Um projeto é composto por processos que se interligam e que ao final transformam os espaços em lar. É um sonho materializado e não existe um igual ao outro. Cada família tem a sua história, sua rotina e cada morador suas características individuais. Mesmo com os apartamentos sendo tão próximos e com estrutura idêntica, a essência é singular e nossa prioridade sempre foi refletir isso, através de soluções personalizadas, fazendo de cada lar, único.    

Bia e Dani 

Fotos: Júlia Ribeiro









Previous
Previous

A MARCENARIA FEZ A DIFERENÇA EM DOIS APARTAMENTOS COM A MESMA PLANTA

Next
Next

VÁRIOS ESTILOS E MÚLTIPLAS FUNÇÕES: CONHEÇA OS QUARTOS DO NOVO PROJETO