Bom gosto que equilibra praticidade e leveza (Parte I)

FOTO 001.jpeg

Soluções em marcenaria, otimização dos espaços e estética clean se destacam em novo projeto  


Todo projeto tem suas características próprias e apresenta novos desafios a serem trabalhados para que os ambientes ganhem em estética e funcionalidade.  No caso desse apartamento de 95m² os espaços compactos foram compensados com soluções em marcenaria e um aspecto clean, que valoriza tudo o que é necessário para a rotina fluir.  

O desenvolvimento criativo começou em 2019, com o imóvel ainda na planta.  Após o briefing inicial, onde conhecemos a dinâmica e a expectativa da família - formada por um casal, a filha adolescente e o cãozinho Scott -, era o momento de definir os recursos que otimizam os espaços e atendem as necessidades de cada um dos moradores. 

A sala de estar, que tem uma configuração estreita e metragem reduzida, é marcada pela suavidade de sua composição. Para dar unidade visual e camuflar as interferências, optamos pelo painel de madeira ripado que ocupa toda a extensão atrás do sofá. Esta solução disfarça a porta do home office e deixa tudo mais harmônico.  

A madeira, também garante a base neutra, além de aquecer o ambiente.  

Outro detalhe é o sofá com braço estreito que ajuda a otimizar o espaço de assento. Ele também é um modelo retrátil bem compacto em sua profundidade quando fechado, mantendo livre a área de circulação.

Do lado oposto, o painel branco camufla a porta de acesso para a área íntima, além de manter uma paleta de cores neutra.  A obra de arte apoiada, complementa a decoração e se une a outros elementos chaves, como os vasos de flores, que dão vida ao espaço, sem perder o aspecto clean.  

A espacialidade discreta e harmônica aumenta a sensação de leveza e bem estar. 

 

O home office foi projetado no ambiente atrás da sala, onde antes ficava a cozinha. Lá, mantivemos no teto o mesmo painel ripado presente na sala, com fitas de led embutidas, conferindo uma iluminação homogênea e sofisticada ao espaço de trabalho. Como o morador muitas vezes participa de reuniões de pé, a mesa conta com a opção de aumentar ou diminuir a sua altura. 

Outro detalhe é o local reservado para instrumentos musicais e o móvel em marcenaria super personalizada, com compartimentos de tamanho adequado para armazenar a vitrola e a coleção de CDs e LPs, já que a música é uma grande paixão do morador.  

A cozinha, por sua vez, agora ocupa o espaço generoso da varanda, que se transformou em uma área gourmet completa, com cuba, ilha, cooktop e mesa de jantar.  A ilha, inclusive, é mais larga, espaçosa e possui compartimentos voltados para ambos os lados. Seu revestimento em lâmina técnica, dá ao visual sofisticação, além de praticidade na limpeza.  

Soluções em marcenaria também estão presentes! O móvel baixo tipo buffet esconde a condensadora do ar condicionado, enquanto o armário alto em madeira, é utilizado como despensa e conta com as portas ripadas para permitir a ventilação no compartimento inferior que abriga cervejeira e adega. 

O ambiente aproveita a luz natural durante o dia, o que acentua ainda mais o aspecto leve e arejado. A partir do entardecer, a iluminação personalizada com led embutido se destaca, dando requinte e aconchego ao espaço que agora é a área mais social da casa, espaçosa, confortável e pronta para receber. 

 

O projeto ilustra o equilíbrio entre o design sofisticado e o estilo clean. As boas soluções se unem a beleza estética de um décor sem exageros, que abre espaço para a vida acontecer! 

Beatriz Ottaiano

Fotos: Júlia Ribeiro 

Previous
Previous

Bom gosto que equilibra praticidade e leveza (Parte II)

Next
Next

PARA OS PEQUENOS MORADORES